top of page
Buscar
Foto do escritorSânia Fagundes

Yara Tupynambá: Ouro de Minas

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. ”

Paulo Freire


Em fevereiro desse ano, fui ao coquetel de lançamento do livro Rabiscos de vida – apontamentos de um psiquiatra apaixonado por arte”, na Singular Galeria de Arte, conhecer o novo livro do Dr. Delcir da Costa. Cheguei cedo, comprei o livro e ganhei o autografo. Mas, na fila, tive a sorte de encontrar com a icônica artista Yara Tupynambá. Não me contive, engoli a minha timidez e fui conversar com ela.

Yara me escutou com toda a atenção do mundo. Trocamos várias informações e ela me recomendou alguns cursos. Voltei minha atenção para a galeria e fui apreciar as obras que estavam expostas ali. Já estava pronta para ir embora e vi a Yara na porta chamando um Uber sem sucesso. Ofereci uma carona e acabei a levando para sua casa. Esse pequeno trajeto foi a melhor aula que já tive em toda a minha vida.

Ela me ensinou como guardar os meus quadros (pois é ,pessoal, o meu apartamento já está ficando pequeno diante de tantas obras e as ideias não param) e me deu vários conselhos de como me manter trabalhando com arte. É preciso ter paixão, energia, coração puro e orgulho de ser mineiro e retratar a nossa história. Disciplina, levantar cedo, trabalhar intensamente e fazer as coisas acontecerem. Estudar muito e levar arte recheada de significado para todos.

Pintar um quadro não é só estar diante de uma tela com pinceis e tinta. É preciso um estudo minucioso do tema, com técnica e muita dedicação. Antes trabalho a composição em cadernos de estudo. Faço vários desenhos até chegar ao ponto certo. Empresto o meu olhar para as pessoas verem o mundo de uma maneira diferente.

Ao chegar em sua casa ela me chamou para conhecer o seu ateliê. Que alegria! Fiquei emocionada com esse momento mágico. Inesperados são os caminhos da sorte. Vi, ao vivo e a cores, como uma artista tão renomada vive. Que energia e quantas histórias os quadros dela nos ensinam. Observei uma força extraordinária através da luz do seu olhar. Percebi que ela é realmente um Ouro de Minas. Brilha, encanta e fascina através de seu oficio e da sua história. Se diz ser tumultuosa mas é a melhor professora que já tive a oportunidade de conhecer na minha vida.

Convido todos vocês a observar os belíssimos trabalhos da Yara. É uma experiência que nós faz ter orgulho de ser mineiros e morar tão próximos das nossas belas montanhas.


Forte abraço,

Sânia Fagundes

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page