top of page
Buscar
Foto do escritorSânia Fagundes

Torne a arte mais fácil!

“Qualquer coisa que você pense que pode fazer ou acredite que pode fazer,

comece a fazê-la. A ação tem mágica, graça e poder em si. ” Goethe


Agora o carnaval já passou. É hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Estou falando com você que deseja ter novos empreendimentos criativos. Mas como começar? Como se diz no livro “O caminho do artista”: “Deixe que Deus trabalhe através de você”. Encontro com muitas pessoas que querem aprender a desenhar ou a pintar e não sabem

como. Portanto, vou dar algumas dicas.

Em vez de iniciar com algo grandioso que tal dar pequenos passos? O que vale é a constância. Criar um hábito dá trabalho, mas depois é só alegria.

Faça algo pequeno todos os dias, um desenho só com lápis enquanto espera seu café da manhã ficar pronto, três frases para a sua próxima história ou até mesmo registre a ideia do seu próximo trabalho imagético em um caderninho.

Sketchbooks são sempre a melhor companhia. Tenho três: um só para aquarela, um grande que fica no meu ateliê e um bem compacto que cabe na minha bolsa. Assim que a inspiração chegar, registre tudo. E, se ela não vier, registre também.

Quando comecei a desenhar, o fazia em folhas separadas. Se eu não ficasse satisfeita com o trabalho eu simplesmente jogava fora. Me arrependi demais, pois aprendemos muito com os processos. É importante deixar tudo registrado. Como eu gostaria de revisitar meus primeiros trabalhos e acolher minha trajetória!

Ter um cantinho só seu com materiais diversos e tudo à mão é um sonho, mas nem sempre é possível. Comece com o que tem e vá entendendo as suas dinâmicas.

E sei bem como é caótico esparramar todas as tintas e depois ter que recolher tudo. Sem falar que é bem provável que você, suas roupas e seu quarto fiquem com algumas manchas. É importante falar que tinta acrílica não sai do cabelo! Então para não ter que radicalizar no corte proteja suas madeixas.

A internet está aí como uma grande aliada. Aprendi várias técnicas assistindo o bom YouTube. Adoro o Davi Calil e ainda tenho um sonho de ir para São Paulo fazer aula na Quanta. Mas, como ainda não é possível, me contento com o canal deles.

A Faber Castell tem uma plataforma maravilhosa que tem vários cursos. Recomendo! Também já comprei alguns cursos na Domestika e na Crehana e gostei demais. Confesso que além de assistir as aulas eu sempre faço todos os exercícios propostos pelos professores. O que vale é praticar!

Concordo com o Eduardo Vieira que não importa o material e sim a técnica. Alguns materiais de desenhos são caros e frágeis. Sei que dá vontade de comprar tudo mas recomendo ir aos poucos. De que adianta ter uma caixa de lápis de cor maravilhosa e importada se você ainda não sabe qual a melhor técnica a seguir? Se você não sabe nem se gosta de lápis de cor tanto assim?

Você pode adquirir os materiais avulsos ou até mesmo comprá-los usados! Minha caixa de lápis de cor favorita eu comprei de uma professora que se mudou pra fora do país.

Na hora de escolher, vá pela sua necessidade, e não necessariamente pelas marcas ou preços. Nem sempre o material mais caro ou o mais badalado vai te atender, cada artista tem processos muito diferentes.

E, se precisar de ajuda, conte comigo. Tenho vagas abertas para aulas particulares. Vai ser um prazer te guiar pelos caminhos desafiadores da arte.


Forte abraço,

Sânia Fagundes

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page