“Toda forma, toda cor, significa um sentimento: não existe nada no mundo que não diga nada.” Kandinsky
Um desenho começa com uma linha, por isso gosto tanto de levar a linha para passear. Não importa o material, muito menos o lugar. O mais importante é ter a ousadia de começar!
Inicio sem preocupação, soltando as linhas no papel e acabo aquecendo a mão e o coração. Um desenho é uma manifestação de amor e muito carinho. Quem nunca ganhou um pequeno papel com alguns rabiscos e cor e não teve o coração aquecido de alegria. Pode ser de filho, sobrinho, aluno, namorado, paquera, amigo. Quem não teve vontade de guardar esse mimo escondido na gaveta da escrivaninha como se fosse uma pedra preciosa? Eles chegam até a amarelar com o tempo, mas o sentimento está ali, registrado naqueles pequenos rabiscos. Com o desenho consigo me expressar sem precisar usar as palavras. É minha maneira de ver o mundo.
Sempre tenho referências de outros ilustradores por perto. É no ombro dos gigantes que conseguimos enxergar o mundo melhor. Olha só quem são os meus preferidos: Rebeca Prado, Eduardo Vieira, Nami Vianna, Vitor Cafaggi, Andrea Serio, Weberson Santiago entre outros.
Desenhar nada mais é do que treino. Só com muita prática que conseguimos passar para o papel o que estamos imaginando. E quando isso acontece é uma alegria sem fim!
Minhas ilustrações são feitas a partir de um conceito, tento transmitir informação a outras pessoas, conectar sensações, gerar opinião e até levantar algum questionamento. Adoro trabalhar com os sentimentos das minhas personagens. Tento emprestar o meu olhar para o leitor. E transmitir um pouco de alegria. Essa é a minha missão!
Qual é o meu material favorito? Que pergunta mais difícil de responder. Sou apaixonada por canetas esferográficas, lápis de cor me encanta muitíssimo, grafite me enche de alegria e tem dias que misturo todas as técnicas em um só desenho e está tudo certo. Já o giz de cera traz texturas maravilhosas e é excelente para desenhar cenários. O que importa é soltar a imaginação no papel e deixar o desenho fluir, sem medo e com muito amor.
E qual é o seu material preferido? Já testou todas essas alternativas? Parece simples ou ainda ficou alguma dúvida? Saiba que você é SEMPRE bem-vindo para falar comigo, tirar dúvidas, trocar ideias ou apenas dizer oi! Se quiser um acompanhamento mais personalizado, eu ainda tenho disponibilidade para dar aulas :)
Nunca se esqueçam que o meu objetivo é levar a arte para todos vocês, independente do formato!
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Comments