"A grande função do artista é fazer com que as pessoas cresçam espiritualmente. Por isso, precisamos estar onde as pessoas estão." Yara Tupynambá
Dia 30 de setembro, eu e mais alguns artistas, fomos convidados pela Fatima Mirandda, artista plástica, curadora e professora de arte, para pintar ao vivo no Ateliê da Congonhas. Este pintando ao vivo foi muito especial, porque homenageamos a nossa querida artista plástica Yara Tupynambá.
Queríamos muito que a Yara estivesse presente entre nós naquele momento, mas infelizmente ela não pode comparecer por motivos de saúde.
Os artistas presentes foram: Celi, Vander, Salim de Sá, Milla, Pansica, Hogenerio, Décio, Mara Ulhoa, Luiz Pêgo, Lorena Mascarenhas, Ana Letícia, Vera Lúcia, Ssara Dinizz, Marli Gridel, Maria Luiza Drummond, Otaisa Helena e Michel Salazar.
Muito emocionada, escrevi uma pequena carta para a Yara Tupynambá, me inspirando no encontro de sábado:
Yara,
Nós desejamos que nos próximos encontros você esteja presente também. Você é muito querida e merece todas as homenagens possíveis. É um exemplo de artista que brilha, encanta e fascina através de seu oficio e de sua história. Não tem quem não almeje ter uma obra sua em casa. É um orgulho para todos os mineiros.
Neste dia, sentimos falta da sua cultura, da sua sabedoria e da sua
habilidade em ressaltar o nosso estado com suas pinceladas vigorosas, que
retratam tão bem o seu amor por Minas Gerais. Seguimos pintando e
tendo os seus passos como guia.
Como você mesma me disse uma vez em seu ateliê: “Vida de artista é
na corda bamba. ” Andamos todos juntos na corda bamba tendo você como
inspiração. Isso nos faz seguir com mais fé e esperança no mundo da arte!
Estes quadros, vão estar reunidos em janeiro em uma exposição coletiva na Casa dos Contos. Não posso deixar de agradecer a Fatima Mirandda pelo convite e pela ideia de reunir tantos artistas de Belo Horizonte para, juntos, mandarmos boas vibrações para a Yara, nosso Ouro de Minas.
Fico aqui esperando por mais dias felizes de pinceladas, união, esperança e muita alegria. Comungo com meus amigos artistas o fazer da arte que é construído em corda bamba com muita fé e coragem.
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Comments