“A arte existe para que a verdade não nós destrua."
Nietszche
Vamos falar de museus? Nada melhor do que começar este assunto apresentando a Karine Lima. Ela é professora, historiadora e museóloga. Tem um Instagram tão interativo e didático que, se você quer entender um pouquinho mais sobre arte, é só conferir.
Karine nasceu em Porto Alegre e é a primeira da sua família que formou em uma faculdade. Desde a 5 ª série é apaixonada pela cultura e civilização do Egito Antigo. Por isso, decidiu prestar vestibular para História e durante o curso ficou mais interessada pelos museus. Ao terminar a graduação em História, prestou vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Museologia e acabou seguindo essa linda profissão.
Ela não tem um museu preferido e nem prioridade pelos nacionais ou estrangeiros, assim como uma tipologia específica de museu. Gosta de visitar todos, dos maiores aos menores. Viaja bastante e tem a oportunidade de conhecer muitos museus e exposições, o que torna o seu trabalho mais interativo, dinâmico e sedutor.
Como museóloga, Karine trabalha basicamente com consultoria museológica e também ministra cursos e palestras. Suas experiências com exposições foram durante a graduação, na qual teve que conceber e montar com sua turma uma exposição curricular. No ano passado, como professora da disciplina de Processos Curatoriais, seus alunos tiveram que montar uma exposição curricular virtual, devido à pandemia (isso no curso de Museologia da Universidade Estadual do Paraná). A exposição conta a história da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e traz algumas oficinas lúdicas que podem ser realizadas em casa. Você pode conhecer melhor o projeto através do site: www.beloscaminhos.com
Para a museóloga, a arte significa muito. Ela acredita que nos últimos dois anos, por conta da pandemia do Corona vírus, muitas pessoas perceberam que, parafraseando Nietsche, "a arte existe porque a vida não basta”. Ela certamente tem sido um alívio – e um refúgio – para muitas pessoas nesse período.
Atualmente Karine é professora do curso de Museologia da Unespar e continua com suas belíssimas postagens no @musealizemais, onde traz notícias e curiosidades relacionadas ao mundo dos museus e do patrimônio cultural. Também podem encontrar o seu trabalho no facebook (Musealizemais).
Vale muito a pena acompanhar a trajetória da Karine!
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Comments