“ Escrever é bem parecido com cozinhar. Algumas vezes o bolo não cresce, não
importa o que você faça, e em outras fica mais gostoso do que você jamais poderia ter
sonhado. ” Neil Gaiman
É com muito entusiasmo que apresento o meu novo livrinho: “Mãos de Vovó Laura”. Este é um projeto familiar e muito pessoal. Ele traz receitas e pequenas histórias, tudo escrito e ilustrado por mim e publicado de forma completamente independente.
Minha primeira publicação foi o "Sr. Coelho", com as ilustrações mais fofas do mundo da artista Nami Vianna. Mãe coruja que sou, me encanto com o quão longe esse menino já chegou. Vocês acreditam que até no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos - ele foi parar? Obrigada Nami, pelo seu trabalho e dedicação.
Logo em seguida, para prospectar as minhas aulas de desenho fiz o “Leve a linha para passear”, lindinho, mas em preto e branco. Ele é um trabalho que passa e envolve a todos. Também tenho nada menos do que a Bolinha de Sabão, uma personagem que vocês ainda vão conhecer. Aguardem! Só posso falar que ela é leve e vive muito feliz da vida.
A Bibia, que já está com a parte escrita finalizada, conta com dezessete capítulos. Foi a minha primeira filha, mas ainda não está pronta. Um livro é assim, exige o tempo dele.
Agora nasce o meu terceiro filhinho, numa paleta de cores no estilo da minha avó paterna, Dona Laura. Aconteceu porque agora eu sou uma Escriba de Minas, vocês não podem imaginar o orgulho que sinto em pertencer a este grupo. Entre as nossas conversas, surgiu a oportunidade de participar de uma feira de livros.
Pensando nisso, nasceu “Mãos de Vovó Laura” que fala do que mais eu sei fazer depois de desenhar e escrever: cozinhar! Eu queria um projeto mais acessível e de um tema que interessasse a todos. Quem nesse mundo não gosta de comer bem?
A publicação é um pequeno fanzine, que conta com receitas e pequenas histórias inspiradas na Vovó Laura e nas minhas aventuras culinárias. Será que tem cozinha lá no céu? Se tiver, com certeza eles estão passando bem com os quitutes da minha avó.
O formato do fanzine é instigante, pois ele tem uma dobra especial. É quase um origami, colorido recheado com ilustrações singelas e acolhedoras. Usei técnicas mistas, que nada mais são do que desenhos feitos com caneta esferográfica e lápis de cor. É um dos processos que eu mais gosto. É fácil carregar um sketchbook e algumas canetas para todo lado, adoro praticidade e o resultado me encanta. Sou adepta do simples bem feito. E é
bem especial ver os meus desenhos impressos, isso é emocionante! Espero de coração que vocês se sintam abraçados pelos quitutes que dividi nesse fanzine.
Tive a coragem de compartilhar com vocês a receita da palha italiana que tem um ingrediente secreto e muito especial, a história engraçadíssima de uma viagem com imprevistos, receitas de bolos e tortas e muito mais. Acredito que o meu pai e a Vovó Laura devem estar sorrindo lá no céu e pensando: quem é que segura essa menina?
Quem quiser adquirir “Mãos de Vovó Laura”, basta me mandar um e-mail: saniaaraujofagundes@gmail.com.br. O valor é de quinze reais. E com a ajuda dos Correios mando para qualquer lugar, é só pedir.
O lançamento oficial será no dia 20 de agosto, das 9h às 17h, no Impact Hub BH (Av. Getúlio Vargas 1492, Pilots, Savassi). Vai ser na 1ª Feira do livro das Escribas de Minas. Inclusive, é uma incrível oportunidade para prestigiar as escritoras de Minas Gerais (Meu Deus! Eu estou entre elas! Yay!), conhecer nossos trabalhos e publicações, comprar livros, prosear, entreter-se ouvindo uma boa poesia e assistindo a diferentes performances. Prepare-se para aprender com nossas minipalestras e experimentar um dia agradável e delicioso na companhia de mulheres que, com amor e garra, fomentam a leitura em nosso país.
Assim que a Cris Rodrigues anunciou o evento comecei a me preparar. Além do "Mãos de Vovó Laura", fiz a segunda reimpressão do "Sr. Coelho", preparei prints e postais inéditos, separei originais das minhas ilustrações, selecionei alguns quadros e garrafas minuciosamente pintadas à mão. Algumas obras, inclusive, terão preços especiais para o evento! Ah! E para comemorar o lançamento do fanzine, quem levar um "Mãos de Vovó Laura" e um "Sr. Coelho" vai ganhar uma palha italiana feita por mim!
A entrada é gratuita e você pode retirar seu ingresso online pelo Sympla. É só clicar aqui!
Espero vocês lá! É com muita alegria que estou vendo a minha família de publicações ir aumentando aos poucos. Estou igual uma coelhinha, tendo muitas crias. Alegria sem fim!
Vamos seguindo com muita fé pelos caminhos dos desenhos, da escrita e da culinária!
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Muito obrigada, Helen!
Um lindo e delicioso livro com receitas da nossa Vo Laura...tao querida e especial....colorido tao lindamente e perfeitamente escrito. Tao delicado quanto nossa vozinha. Parabens novamente Sania...voce é um sucesso de publico, de familia e de forno e fogao.