"A dor passa, mas a beleza permanece."
Pierre-Auguste Renoir
Popularizada pelos impressionistas, a pintura en plein air ( que significa "ao ar livre") continua viva até hoje.
Sua principal intenção era capturar a luz que incidia nos seres, objetos e paisagens. Estando ao ar livre, o artista experiencia com muito mais intimidade a natureza ao seu redor. Grandes nomes da pintura aderiram ao movimento: Monet, Renoir, Camille Pissarro. A técnica foi popularizada graças a uma novidade surgida na época: os tubos para armazenar tinta a óleo. Antes disso, os artistas precisavam fazer todo o processo de mistura e armazenamento das suas próprias tintas, o que dificultava o transporte recorrente das mesmas.
Na atualidade, o pleinairismo se democratizou e não usa só tinta a óleo como recurso: temos desde aquarelistas com cavaletes, pessoas desenhando em seus sketchbooks e diversos artistas de rua. O popular grupo Urban Sketchers reinventou a técnica saindo para desenhar a arquitetura das cidades, por exemplo.
Eu particularmente acho encantador esse processo todo: o artista retratando seu entorno com honestidade. Por isso, venho compartilhar com vocês o meu primeiro evento en plein air!
Para comemorar o dia internacional da mulher, a prefeitura de Contagem convidou algumas artistas para pintarem ao ar livre! A proposta é que pintemos mulheres enquanto o público conversa e interage conosco.
O evento vai ocorrer no dia 05 de março, sábado agora, das 9h as 17h, na Praça da Jabuticaba ( Av. Pref. Gil Diniz - Nossa Sra. do Carmo, Contagem ).
Estarei lá durante todo o tempo e será uma honra compartilhar com vocês esse momento! Acredito na arte para todos e nada melhor do que expor nosso próprio processo.
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Comments