top of page
Buscar
Foto do escritorSânia Fagundes

Educando com Arte: Acrilex

"A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo.”

Paulo Freire


No último sábado, dia 14 de setembro, fui convidada para participar do Curso de Formação de Professores - Educando com Arte ministrado pelas arte-educadoras Priscila Morais e Ivete Raffa. O curso é patrocinado pela Acrilex.



Em mais de 20 anos de carreira docente, nunca tive nenhuma experiência pedagógica parecida. Foi muito gratificante! O tratamento foi impecável, fomos muito bem recebidos, tivemos vários tipos de estímulos diferentes e minha criatividade aflorou.

Chegamos cedo e já tomamos um café da manhã coletivo. Depois, fomos direcionadas para uma das oficinas com Ivete Raffa. Com o intuito de afastar as crianças das telas e construir novas brincadeiras, a oficina foi voltada para a construção de uma boneca. Cada professora fez a sua, utilizando americano cru para o corpo, recipientes de tinta reciclados para a cabeça, papel crepom para os cabelos e os materiais da Acrilex como mídias para a arte final. Me encantei pelo giz de cera com glitter, não conhecia! Brincamos com as bonecas, cantamos e voltei a ser criança nesse momento.



Depois da primeira oficina, almoçamos - cortesia do próprio evento- e já rumamos para as atividades da tarde. A segunda oficina foi baseada em brincadeiras africanas. Descobrimos alguns formatos de brinquedos utilizando elementos da natureza. Fizemos um Mancala Awelé, que é um jogo para dois jogadores cujo objetivo é ficar com mais peças no final. Utilizamos tampinhas de tinta recicláveis, papelão, papéis coloridos e, novamente, muita tinta Acrilex.



Logo em seguida, a Priscila contou um pouco da história da Acrilex: são 60 anos de trajetória e a criatividade nunca acaba! A sede é em São Bernardo do Campo, com 10 mil m2 de área total. Fiquei encantada pela variedade de produtos que eu nem conhecia e que agora vão estar presentes dentro do meu ambiente de trabalho. Para além dos materiais reciclados, é importante para o professor ter acesso às diversas mídias. Precisamos de cola, tesoura, tinta, papel, cores diferentes e muito mais para garantir a qualidade da aula.

Aprendemos a dançar uma música africana, participamos de um sorteio e, no final, cada professora ganhou um kit, um livro e alguns cartazes. Foi a cereja do bolo!



Essa ação acontece desde 2009 e tem como objetivo transformar materiais reciclados em arte dentro de uma perspectiva da história da arte, oferecendo suporte aos professores. Vou utilizar vários dos conhecimentos aprendidos por lá!

Só tenho como agradecer a Acrilex, por melhorar a qualidade do meu trabalho final através dos materiais e orientações que recebi.

E você, sabia que existia giz de cera com glitter?


Forte abraço,

Sânia Fagundes


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page