“O maior museu é a rua”. Kobra
Este mês BH está muito mais feliz! A cidade ganhou um novo mural do grafiteiro Eduardo Kobra. Agora sim, a nossa coleção de arte de rua só está crescendo.
Kobra é famoso pelas gigantes pinturas urbanas e conhecido mundialmente por sua técnica de única e impecável, dotada de um esmero impressionante. Trabalha com luz e sombras, realismo e emulação de um tridimensionalismo. Ele mistura imagens quase fotográficas com formas geométricas, cores, preto e branco e muita história.
Foto: acervo do artista
Faz arte e identidade brasileira nos muros do mundo. Este paulista ganhou reconhecimento mundial com sua arte. Seus painéis podem ser vistos em Nova York, Murcia, Amsterdã e diversas outras cidades. Normalmente os temas retratados são personalidades importantes, pessoas anônimas, cenas marcantes e interlocuções narrativas.
Em BH, o painel gigante, de quase mil metros quadrados, foi concluído em cerca de dez dias. Ele usou aproximadamente 200 latas de spray e 50 galões de tinta para preencher os 53 metros de altura por 18 metros de comprimento do mural. Este é o primeiro trabalho do Kobra em Minas Gerais.
Mural do artista Kobra em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo
Quem quiser admirar a obra basta ir ao edifício-sede do Sesc, no centro. A empena é voltada para a Avenida Olegário Maciel. É um respiro para quem transita se deparar com uma explosão de cores e desenhos que nos faz seguir a vida com mais esperança e fé. São pontos luminosos que podemos levar para o nosso dia a dia. Acredito que este um dos propósitos da arte, dar leveza ao cotidiano.
Foto: SouBH
Kobra disse que “O mural é uma homenagem às pessoas comuns. Fiz questão de retratar rostos anônimos, inspirados nos transeuntes que caminham pelo centro da cidade e sobretudo nos trabalhadores invisíveis. Aqueles que acordam cedo todos os dias, pegam ônibus lotado e passam por todo o tipo de dificuldade. Eu quero que eles se sintam homenageados e respeitados”.
Foto: Jair Amaral/EM
Eu fico aqui sonhando que todas as etapas das vidas dos mineiros sejam sempre repletas de cores, histórias e sentimentos profundos e verdadeiros, como o trabalho do artista. É uma honra ter um registro tão importante aqui em Belo Horizonte. Quanta alegria!
Este trabalho marca o início do projeto Sesc Arte Urbana. Só temos a agradecer a iniciativa desta empresa que deu um precioso presente para as pessoas da nossa cidade.
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Parabéns pelo belo trabalho! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏