“ E quando a festa [Carnaval] ia se aproximando, como explicar a
agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse
de botão que era em grande rosa escarlate. ”
Clarice Lispector
O Carnaval é a reinvenção de cada um. Nesta data, você tem a permissão de ser outra pessoa além de você mesmo. Batman, Homem-Aranha, bruxa, fada, Pierrot, Colombina, palhaço, pirata, drácula ou qual personagem você escolher. Até mesmo uma flor no cabelo já vale! Viver é se jogar, nem que seja só por um feriado. Espantar o cotidiano com glitter e se permitir alegrar!
É preciso se fantasiar, dançar, cantar e se divertir. Momento de festa, reflexão ou até mesmo de sossego. Não importa o seu bloco e sim a sua alegria de viver este momento. Não importa a sua cidade e sim o seu sorriso no olhar aonde quer que você vá. Basta sair nas ruas e se alegrar! Mas também é uma delicia ficar no aconchego de casa!
A cidade de Belo Horizonte, onde eu moro, está em dias de festa, fantasiada e muito colorida. Os ônibus cheios de trabalhadores e pessoas correndo apresadas pelas ruas foram substituídos por foliões: cada um com suas fantasias e seus sonhos atravessando a cidade com samba no pé, cerveja na mão e muita música.
Blocos variados, de diferentes estilos musicais, cruzam a cidade trazendo a magia do Carnaval. Festa, folia, confete, serpentina e muita animação!
Já fui de muito carnaval, agora sou do sossego, da piscina e do livro na mão. Mas não deixo de espiar pelas redondezas da minha casa o que acontece no coração de cada folião que eu vejo pelas ruas. Observo o brilho de cada olhar. Não deixo de admirar as diferentes fantasias e a imaginação de quem as cria. E o que posso constatar, depois de muita observação, é que sem fantasias e sonhos é impossível continuar a viver. Necessitamos de momentos felizes para seguirmos com os nossos projetos adiante. É necessário festejar!
E você? É do sossego ou dos blocos? Me conte aqui que vou adorar saber!
Forte abraço,
Sânia Fagundes
Comments